DICAS DE CABECEIRA – # 12 Livros para 2015

Bem, dizem que o ano no Brasil começa só depois do Carnaval. Não acreditamos nisso, mesmo assim lá vão nossos livros para 2015. Só que como as Irmãs de Palavra somam sempre, ao invés de 12, são 24 livros pra 2015!

12 LIVROS PARA 2015 – DANY FRAN

12 dany

O AMOR É UM CÃO DOS DIABOS – Charles Bukowski – L&PM Pocket, 2010. 303 páginas

(Aprendi a gostar, de verdade, de poesia com as poesias da minha irmã de Palavra, Kelly Shimohiro. Desde então, passei a não devorar apenas romances, contos e crônicas; mas também me deliciar com os poemas. Folhei este livro na livraria e não consegui deixá-lo mais longe de mim)

A MENINA QUEBRADA E OUTRAS COLUNAS DE ELIANE BRUM – Eliane Brum- Arquipélogo Editorial, 2013. 431 páginas

(Sou fã e acompanho, semanalmente, esta jornalista pela web como correspondendo para EL País. Suas palavras despertam meus ‘poros’. E confesso que este livro está no fim faz tempo, mas é como conta gotas. Porque não quero ficar sem ter que lê-lo! Todas as crônicas estão perturbadoramente incríveis.)

CLARICE LISPECTOR NA CABECEIRA – romances – Clarice Lispector – organização José Castello – ROCCO, 2011. 268 páginas

(Ler Clarice vai sempre estar na minha lista. Quando tive minha primeira filha, ganhei Minhas queridas – livro que reúne cartas de Clarice às suas irmãs. Nenhuma leitura poderia combinar mais com aqueles meus dias carinhosos com a Valen no meu colo. E se depois disso ainda me perguntar porque ler Clarice, vou copiar a resposta que ela deu quando lhe questionaram por que escrevia… Oras, por que bebe água, hein)

A GUERRA DOS TRONOS – As crônicas de Gelo e Fogo – George R.R. Martin – Leya, 2010. 592 páginas

(Sim, amo séries e estou acompanhando a quinta temporada de ‘Game of Thrones’. E se na tela é fantástico, no papel é enlouquecedor. Já comecei este romance e o que tenho a dizer é que este cara, Martin, é um fabuloso louco. M a r a v i l h o s o !!!!!)

O CASO MOREL – Rubem Fonseca – O Globo, 2003. 189 páginas

(Primeiro porque é Rubem Fonseca. Sem mais. Segundo porque é o seu primeiro romance e eu fiquei curiosíssima em saborear ‘suas primeiras palavras’ como romancista.)

CONTOS DE ANDERSEN, GRIMM E PERRAULT – coordenação Edson Meire. Editora Livris, 2011. 233 páginas

(Porque tenho filhos – Valentina e Pedro – e também sou gosto muitode contos fantásticos, ainda mais assinados pelos poderosamente sombrios Irmãos Grimm.)

GAROTA EXEMPLAR – Gillian Flynn – Intrínseca, 2013. 446 páginas

(Suspense, narrativa eletrizante contada com bom humor por personagens bem construídos. Hum… tem bons argumentos para um roteiro que te prenda. Peguei este romance ano passado na mão, mas acabei com outros à frente. Agora, ele é um alvo e eu espero que seja arrebatador.

O CASTELO DE VIDROJeannette Walls – Editora Nova Fronteira, 2007. 367 páginas

(Neste livro a autora e jornalista abre sua vida e narra memórias da família, dramas, superação e amores diários. Acho que o real, por mais surreal que seja, pode sempre render histórias interessantes e, e atrair minha atenção.)

EINSTEIN – SUA VIDA, SEU UNIVERSO – Walter Isaacson – Companhia das Letras, 2008. 675 páginas

(Curto biografias desde muito jovem. Faz um tempo que não faço este tipo de leitura, nem sei o por quê. 2015 de mudanças, e também retomadas. Esta obra desnuda a vida íntima de uma mente genial que muito já ouvimos falar. Mas conhecer sua história com diferentes e mais profundos olhos é outra coisa…)

JORNALISTAS LITERÁRIOS – Narrativas da vida real por novos autores brasileiros – organizado por Sérgio Vilas BoasSummus Editoral, 2007. 315 páginas

(Literatura e jornalismo editam meus dias. Ler renomados ou novos autores brasileiros será sempre uma porta poderosa para mim. Portanto, abra! Ou melhor, vire a página! )

MULHERES QUE CORREM COM LOBOS – Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem – Clarissa Pinkila Estés – Rocco, 2014. 575 páginas

(Releitura. Este é, literalmente, um livro pra não sair da cabeceira. E você devorar! Mitos e lendas podem acordar os seus instintos mais selvagens e abrir seu universo. As Irmãs de Palavra vão em 2015 reler e discutir este texto. Né, irmã… vamos juntas!!!)

A VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA – Clóvis de Barros Filho e Arthur Meucci – Vozes, 2013.

(Pelo título pensou, auto- ajuda. Se enganou, meu bem!. Aliás, como quase sempre acontece, a primeira vista. Filosofia. É um convite a um intrigante papo com você mesmo! Um dos autores, Clóvis, é um filósofo professor da USP. Meu marido viu sua entrevista no Jô e me mostrou o vídeo: ‘Amor, você precisa ouvir este maluco, vai adorar!’. Adorei! Agora, vou lê-lo. )

 

12 LIVROS PARA 2015 por Kelly Shimohiro

IMG_4088

1 – V DE VINGANÇA (roteiro de Alan Moore e arte de David Lloyd). Pannini Books, 2012. “Porque foi indicado pela minha irmã de palavra. E já estou lendo.”

2 – A BATALHA DO APOCALIPSE (Eduardo Spohr). Verus Editora, 2010. “Porque anjos e Eduardo Spohr estão em alta. E são realmente bons!”

3 – CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM (editado, selecionado e prefaciado pela Dra. Clarissa Pinkola Estés). Rocco, 2005. “Porque esses irmãos são lendários e suas histórias são fantásticas, no original. Vale muito.”

4 RAZÃO E SENSIBILIDADE (Jane Austen). Marint Claret, 2012. “Porque é um clássico visionário. Tem coisa mais atual que um mundo dominado pelo dinheiro e interesse?”

5 – MEU CORAÇÃO NO TEU (Lygia A. Schank Araújo). L.S.A. Araújo, 2005. “Porque é poesia. E para prestigiar uma autora da cidade onde moro, Londrina.”

6 – A ORIGEM DAS ESPÉCIES (Charles Darwin). Escala, 2009. “Minha mais recente aquisição. E porque é origem e a evolução das espécies, precisa mais?”

7 – PARIS É UMA FESTA (Ernest Hemingway). Bertrand Brasil, 2013. “Porque é Paris!! E Hemingway!”

8 – AS CRÔNICAS VAMPIRESCAS (Anne Rice). Rocco, 2000. “Porque amo literatura fantástica! E vampiros…”

9 – NO ESCURO (Ernani Ssó). Edelbra, 2012, “Porque tenho três filhos e esse autor, o Ernani, é fabuloso. Vale conhecer esse gaúcho!”

10 – MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS (Clarissa Pinkola Estés). Rocco, 1994. “Uma releitura, estou estudando cada conto e preciso terminar de fazer isso em 2015. Ninguém é o mesmo depois de ler Clarissa. Irmãs de Palavra juntas nessa também!”

11 – NÃO É MAMÃE (Guilherme Fiuza). Record, 2014. “Porque ler Guilherme Fiuza é sempre um acréscimo. E esse livro em especial, é uma necessidade para os nossos dias de cólera.”

12 – A FÚRIA DOS REIS – AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO – Livro Dois. (George R. R. Martin). Leya, 2011. “Porque a história é fantástica. Li o primeiro livro no ano passado e amo a série Game of Thrones.”

Kelly Shimohiro

Kelly Shimohiro

"Tudo é um ponto. E o ponto é você!" Autora de "O Estranho Contato".

  • Assim como a vida, os livros são movimento!! Página por página. Durante o ano vamos ver o que essas histórias nos contam… e aqui ‘prosear’ a respeito com as Irmãs de Palavra!