20150920_181844

Meu lugar no mundo – por Dany Fran

20150920_181844

Estapafúrdio! O dia em que depositei ‘ali’ todo o presente de um futuro feliz.

Quem já não teve o sonho de viver fora do país? Eu já, inclusive, tentei.  No meio de um caos econômico me parece que este desejo voltou à moda. Pelo menos tenho ouvido muita gente ao meu redor falar a respeito. Acho mais do que justo, acho corajosamente prudente conjugar o verbo TENTAR.  Seja em qual tempo for, gosto dele. Assim como do barulho da cidade em movimento, de ouvir gente que não conheço conversar, de descobrir becos nunca vistos, experimentar sabores e degustar os mesmos até repetidas vezes. Só não acho que apenas o tempo de conjugação pode variar, mas onde o verbo vai também!

Depois de décadas de andanças do norte pioneiro ao centro-sul do Paraná, dos aromas apimentados de Goiás às terras ensolaradas do Mato Grosso; ficou mais fácil não ter raízes fincadas, soterradas. Não tenho problema em aguá-las e deixá-las nutrindo em diferentes solos, mesmo gostando de cada um deles. Acredito no poder da rotação. Ininterrupta. Inclusive estando no mesmo lugar por anos.

20150901_170704 20150923_083504

Porque o meu lugar, seja onde estiver, deve pulsar quando pisco. Eu me apaixonei por Paris sentada em um banco escrevendo no Café Flor. Continuo apaixonada escrevendo em qualquer café de Maringá. Me esforço para incluir à rotina apertada dos ponteiros pequenos prazeres como no meio da semana dar jogar bola com meus filhos ou ir com meu marido a lugares que curtimos, ainda que por breves e bons minutos. Tenho o privilégio de passar pela minha rua predileta toda manhã, ou tarde, se eu quiser! Ainda assim, me pego fazendo outros trajetos para ir ao trabalho porque sei da força de encontrar novos e abertos lugares, em nosso mundo.

Eu sigo, na verdade ainda sonhando (ufa!), quase todos os dias. Mas enquanto as horas passam não espero mais para onde meus passos vão, ou ficam; para viver ali, onde estou, sentindo cócegas com quem me faz sorrir!

20150922_223748

Dany Fran

Dany Fran

Autora de "Dias Nublados", jornalista.