TEMOS TEMPO

Está aqui, bem à mão. O tempo é todo seu.

A vida que você esperava, talvez não fosse essa. Quem é que sabe?

Os anos se debruçam uns sobre os outros. E todos os detalhes da marcha do cotidiano podem confundir você. Escolhas insensatas, decepções desavisadas, perdas assombrosas, moeda desvalorizada… há mesmo um milhão de motivos prontos para desanimar a vida de qualquer um. Isso mesmo, não é privilégio seu a falta de vitalidade que às vezes acontece. Estamos todos respirando oxigênio poluído. Mas o que isso importa?

Será mesmo que se tudo fosse fácil, estaríamos garantidos?

O tempo é todo seu. Sua vida é toda sua.  A coragem faz parte dos nossos instintos naturais.  E dela precisamos para animar as nossas vidas. Geralmente, admiramos um ato de bravura, como lançar-se em uma missão de ajuda a desabrigados de guerra. Um ato de respeito e altruísmo. Viva! Mas viva a coragem de levantar-se e corrigir o filho pela centésima vez; viva a coragem de debruçar-se por horas a fio em uma pesquisa; viva a coragem de insistir em sonhos por anos; viva a coragem de assumir que não deu certo e ter que encontrar outro rumo… Você precisa de coragem para seguir seus dias, construindo  algo de bom em  cada um deles. Não é  fácil, nem sempre é bom ou prazeroso. Mas a vida não é um comercial e você não é um ator superficial.

Sua vida está aqui,  agora… Para você torna-la um tempo melhor.

Wilson Moreira fala bem disso neste belo poema:

TEMOS TEMPO

AINDA NÃO É TARDE

AINDA PODEMOS

COMEÇAR O MUNDO

OUTRA VEZ

REINVENTAR A VIDA

REVIVER OS SONHOS

AQUECER O CORAÇÃO

AINDA NÃO É TARDE

APENAS NOS DISTRAÍMOS

E O TEMPO

PASSOU UM POUCO

FICAMOS PERDIDOS

FOMOS CÉTICOS

PELAS DESILUSÕES

DE UM MUNDO LOUCO

ANDA NÃO É TARDE

AINDA TEMOS TEMPO

PRA INVENTAR

UM NOVO MUNDO

Wilson Moreira mora em Londrina e é sociólogo, poeta e agente penitenciário, palestrante em temas como cidadania, ética e democracia. Tem quatro livros de poesia editados pela Editora Usina de Letras “Estilhaços de uma vida em espiral” (2009), “vagando pelas horas” (2010), “íntimo exterior” (2012) e “um pouco de coisas” (2014).

Temos tempo. Você tem tempo. E  ele está acontecendo agora! Suas atitudes, seu caminho. É como diz Jon Snow (personagem de As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin), “Um passo e depois outro, e não cairei”.

Kelly Shimohiro

Kelly Shimohiro

"Tudo é um ponto. E o ponto é você!" Autora de "O Estranho Contato".