20151105_162743

Da história, somos todos ‘passageiros’

20151105_162743

Gente de carne e osso. Terra resistente. E vidas entrecortadas.  Explorar por onde pisamos, talvez, não seja o único, mas é um  ‘belo’ jeito de seguir caminhando, com largas passadas, a sua própria história. As relações culturais de um povo são vínculos viscerais para nossa identidade. Única. E social.

Dar um giro pelo interior do Paraná pode ser um fôlego à rotina presa às quatro paredes da sua casa. Conhecer o jardineiro de Maringá, Annibal Bianchini da Rocha, pode despertar mais do que o olhar para a cidade arborizada, pode aguçar o alerta para necessidade da continuação de antigos cuidados ambientais. Ver o norte paranaense antes da mata ‘colonizada’, dos interruptores pode criar entendimento de tradições ainda hoje preservadas. E outras avançadas.

O jornalista maringaense Hermínio Rogério Recco há alguns anos tem resgatado essas histórias com a captura de imagens e palavras da nossa gente. De carne e osso! Através da Lei de Incentivo à Cultura, Rogério permite que enredos não virem pó.

E as Irmãs de Palavra, que reconhecem o poder das narrativas, agradecem o presente das obras ‘Clareira Flamejante’, ‘ À Sombra dos Ipês da Minha Terra’ e ‘Em algum lugar – viagem pela alma de um povo’, recebidas na FLIM – Festa Literária de Maringá. Algumas leituras, e outras releituras, que acordaram a nossa memória paranaense.

 20151105_163219

RUMO

Se o caminho é longo

Se a pressa pouco vai adiantar

melhor então, de vez em quando,

a moto encostar e esse naco

de tempo usar para ver

a vida passar. (Hermínio Rogério Recco) 20151105_162912

Dany Fran

Dany Fran

Autora de "Dias Nublados", jornalista.