aaa vale

Dê uma pausa e leia – uma história de gratidão

de-uma-pausa-300x153

e leia – uma história de gratidão

Precisamos sempre de um motivo. Até para agradecer, precisamos de um bom motivo. Ou de uma data, como o Thanksgiving* (Ação de Graças). Sejam quais forem os motivos: a promoção esperada; a venda do romance que publicou; a vida do filho que sofreu acidente e quase, quase…; a aprovação no concurso; a gravidez desejada; uma manhã de sol; a mudança de trampo; uma horinha à sós com seu livro; o apartamento novo; a voz da avó; a viagem do sonho; duas taças no quarto; o carro do ano ou a comida do almoço. Todos motivos. Justificativas para nosso alívio e nossa alegria. A pergunta atual é: o que tenho para agradecer? Arranja-se um motivo, temos aos montes. Nem sempre, uns menos, outros quase nada. Faltam motivos.
Talvez seja como nas histórias. Nelas, você acaba caindo sempre ao redor do mesmo tema: a vida. E daí, falando em motivos para agradecer, talvez exista um único – você. Talvez esse seja o motivo: você. E então, você nem tenha mais que agradecer por este ou aquele motivo, porque você mesmo se torna um pedaço de gratidão no mundo.
Thanksgiving para o despertador que às 6h da madruga você quer jogar na parede. Ele também abre teus olhos e te faz enxergar uma cama que não está vazia; ou te faz ir em frente: um café e um trabalho. Thanksgiving para a opinião que te contraria. Afinal, uma cama não é mesmo só para dormir. É onde se pode nascer. Ter prazer. Ou também morrer. É… tem mesmo algo de fantástico na realidade e nas suas diferenças… graças à Deus!!
E, claro, obrigada VOCÊ!!!
*Às vezes (muitas vezes) o que menos importa é a origem da data comemorativa, mesmo assim, lá vai: Thanksgiving  ou Dia de Ação de Graças é o feriado de um dia que originalmente foi criado para agradecer aos “Native Americans”(Indíos nativos americanos) no fim do período de colheita. Nos Estados Unidos é celebrado na quarta Quinta-Feira de Novembro (em 2017 – 23 de Novembro – hoje!) e a maior parte das pessoas emenda na Sexta-Feira. No Canadá, o Thanksgiving é comemorado na segunda Segunda-feira de Outubro (fonte: www.aprendizdeviajante.com ). Agora, o que você faz com essa ‘palavra’, Thanksgiving é outra história… Se o que nasceu para AGRADECER uma boa colheita, desvirtuou para virar um feriado comercial, ou uma farta tradição; pode (no fundo) não fazer a menor diferença. No fim, você vai ou não agradecer?
Texto das Irmãs de Palavra.
 lobos
Dany Fran

Dany Fran

Autora de "Dias Nublados", jornalista.