Dê uma pausa – nós temos uma história de irmandade pra você

de-uma-pausa-300x153

Nós temos uma história de IRMANDADE pra você.

O substantivo feminino irmandade, define mais do que está no dicionário: relação de parentesco entre irmãos. Ele fala das mãos que se dão, dos objetivos que se encontram, de talentos páreos, paixões compartilhadas, ajuda mútua, e disputa que estimula. Etimologicamente, a palavra irmandade surgiu a partir do latim germanitāte. E vem se moldando como uma comunhão, confraria que desenvolve os pares. Talvez seja um bom jeito de enfrentar o mundo – juntos. Feito uma rede de apoio. Você, com certeza, exibe suas associações, suas lutas em comum na vida. Pode ser entre amigos, conhecidos, sócios, família, casal ou entre irmãos de fato.  Em algum momento, a irmandade acontece e espanta a solidão que nos ronda (continuamos unos, mas não tão sozinhos).

Clarice Lispector trocava mais do que cartas (Minhas Queridas) com as irmãs. Elas compartilhavam a vida em palavras (e sentimentos e sensações e declarações e conselhos e, claro, segredos…). Selton e Dalton Mello cresceram juntos em casa e o no set. Partilham a arte da vida nos palcos e nas telas. Simone e Simaria comungam histórias cantando. Juntas. Não é curioso como a irmandade ultrapassa o DNA? Os exemplos não acabam nunca mais: Stranger Things é obra de quatros mãos nervosas no teclado, dos irmãos roteiristas Duffer; os Gêmeos, dupla de irmãos grafiteiros do Brasil, exporta o talento para o mundo; os irmãos Grimm povoam milhões de mentes com seus contos de fadas; as irmãs Moriarty abraçam o romance e espalham suas histórias; Paula e Bruna Vieira são as irmãs responsáveis pela franquia Café du Centre (dez lojas no Brasil e agora em Londres); Kelly e Dany Fran- Irmãs de Palavra;  e a lista seria interminável. Irmandade é uma aliança sem fim.

É uma química produtiva, essa de unir-se ao outro. Consanguíneos ou não. E, no final da história, se estivermos realmente dispostos a desenrolar o novelo do mundo, descobriremos a verdade: tudo é irmão de tudo. Como uma imensa e complicada teia que conecta todos. A dupla. O trio, o quarteto, a família, o grupo,  a comunidade, a sociedade,  os amigos e inimigos, a fauna, a flora, os rios, os mares, os ares, a terra, o mundo, o cosmo, o universo. Tudo. Tudo é irmão de tudo.

Texto das Irmãs de Palavra

irmandade

Dany Fran

Dany Fran

Autora de "Dias Nublados", jornalista.