capa_youtube_irmas

DÊ UMA PAUSA e leia uma história #nóstambém

de-uma-pausa-300x153

e leia uma história #nóstambém

Nós também estamos nessa. Estamos, sim! Unidas, combatentes, somando as vozes que quebram silêncios, que dizem NÃO. Abuso não pode ser mascarado como paquera, nem legitimado como tentativa insistente de sedução. Lutar contra ele não leva à uma sociedade puritana, é só de respeito que estamos falando. Não é sobre moralismo imposto, nem hipocrisia anti-libertária. Nem sobre Hollywood e estrelas de cinema. É sobre você, sobre nós, sobre todos. Sobre conviver sem invadir. Sobre galanteio sem coagir. Sobre contrapor, sem agredir. Sobre prazer, intimidade; não sobre constrangimento e violência.

Uma mordaça coletiva não pode ser assistida. O susto com uma mão onde não lhe foi permitido. E, muitas vezes, culpar-se sem razão: Por que eu abri a boca? Por que vesti aquela roupa? Porque a gente pode pensar bem diferente. Pode vestir diferente. Pode, inclusive, distorcer tudo e levar as palavras para os significados que acharmos mais convenientes. Sempre é possível mascarar uma situação. Sempre é possível sufocar o discurso alheio ou até a própria mente.

Mas #nóstambém significa que sabemos a diferença entre querer e ser forçado, entre poder escolher e ser abusado. Não vamos discutir regras morais, preferimos falar de ética nos comportamentos. Ética é uma palavra de origem grega, éthos, que pode ser traduzida por propriedade do caráter. E pode ser agrupada a tantas outras palavras, como respeito, alegria, dignidade, liberdade, consciência, irmandade, convivência, etc, etc, etc. Mas NUNCA poderemos colocar lado a lado ÉTICA e ABUSO. #nóstambém é só um título pra dizer que as Irmãs de Palavra dizem NÃO a atos abusivos, palavras abusivas, convivência abusiva, moralidade abusiva, ordinária, que diminui essa coisa linda que é você poder ser quem quiser, interagir com liberdade e escrever sua história como bem entender. E abuso não é isso não!

Texto das Irmãs de Palavra

irmãs #nóstambém vale

 

Kelly Shimohiro

Kelly Shimohiro

"Tudo é um ponto. E o ponto é você!" Autora de "O Estranho Contato".