20160717_163531

Dê uma pausa e… vá ler! – Uma história dos ‘pratos da casa’

de-uma-pausa-300x153

E vá… ler! – Uma história dos pratos da casa

Pode parar, chega dessa ladainha de que os clássicos britânicos ou best sellers amerianos e não sei mais da onde são os únicos queridinhos dos leitores. Não é nada disso. Ou melhor, não é só isso. Temos pratos da casa divinos. Temos para todos os gostos e não paramos mais de inventar novas receitas. Ou melhor, novos livros.

O Chico Bento cresceu, virou agrônomo e os HQ´s de Maurício de Souza nunca venderam tanto. A turma da Mônica Jovem chega a vender mais de 300 mil exemplares por mês. Mas não se trata apenas de cifras, mas de vidas lendolendolendo AUTOR NACIONAL. A imortal Clarice Lispector continua dialogando sua brasilidade com amantes de uma história visceral, ou quem sabe com atuais pré-vestibulandos dê olho em ‘Laços de Família’. Ernani Ssó é um autor refinado, que produz literatura de gente grande.  Chacal, Ben Oliveira, Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis, Martha Medeiros, Cláudia Lemes, Cora Coralina, Eduardo Spohr, André Vianco, Camila Kaihatsu, Thalita Rebouças. Pra não deixar de falar, é claro, dos bichos do Paraná, Dalton Trevisan, Leminske, Karen Debértolis, Rodrigo Garcia, Nailor Marques Jr.,Oscar Nakasato, Domingues Pellegrini, Marcos Peres, Helena Kolody, e a lista não acaba mais! Brasil, terra gigante, de gente gigante.

Os pratos da casa são mesmo variados. Tem livros para todos os gostos e sabores. Sem dúvida que no nosso  menu existem pratos estrangeiros (ah, muitos! Deliciosos, consistentes, saborosos até você derreter de prazer). Não gostamos de uma cozinha estritamente regionalista.  Tudo fica melhor numa mistura. É óbvio que costelinhas australianas são famosas e suculentas (leia Liane Moriarty) , mas é que no mundo inteiro ninguém faz acarajé como o nosso (leia Jorge Amado). Pense bem, uma cozinha cosmopolita é bem mais divertida.  Você começa tímido, dá uma garfadinha, um belisco bobo. Quando encerra a ceia, ainda se vê debruçado na mesa, lambendo as travessas e sugando os dedos. Dê uma pausa, e vá… LER!

texto Irmãs de Palavras

irmãs

Dany Fran

Dany Fran

Autora de "Dias Nublados", jornalista.