y

A ALFORRIA DA MENTE

A alforria da mente: livre-se!

 

Ainda que você seja livre para ir e vir, poucas coisas na vida podem libertar seus pensamentos e desejos, enquanto se está preso a dogmas e estereótipos. Isaiah Berlin, que foi um historiador e filósofo russo-britânico, concebeu a liberdade em dois conceitos distintos. Chamou uma liberdade de negativa, aquela em que você está livre dos ditames externos (livre de algo). E a outra, de liberdade positiva: é o autodomínio (livre para se autogerir, a soberania sobre sua própria vida). Detentos, obviamente, não gozam da liberdade negativa. Só que podem, mesmo dentro das prisões, buscar a liberdade positiva. É aí que a literatura entra.

O Paraná é pioneiro no sistema de remição de pena através da leitura. Os detentos que leem livros de ficção e fazem resenhas avaliadas por professores da rede estadual de educação, diminuem os dias atrás das grades; ao mesmo tempo em que aumentam as chances de sairem diferentes dali, porque nas páginas literárias podem enxergar outras vidas. A leitura liberta mentes, você pode alcançar a liberdade que Berlin chamou de positiva. Nós podemos mudar nosso destino!

Esse é um projeto que merece nossos aplausos. Mas, para continuar libertando mentes os livros precisam chegar até as 33 unidades prisionais do estado. Só que nem sempre eles chegam. Pensando neste trajeto, resolvemos encurtar caminhos. Qualquer um pode ajudar! As Irmãs de Palavra idealizaram a campanha “DOE UM LIVRO DE FICÇÃO PARA A PENITENCIÁRIA FEMININA DO PARANÁ”. Em 2 meses, junto com os Amigos de Palavra e tantas outras pessoas, arrecadamos livros. Eles vieram aos montes, mais de 500 exemplares. O que vai ser feito com tanta história? Uma biblioteca na penitenciária feminina de Londrina. Ler muda mesmo o mundo por uma razão: alforria a mente. Livre-se! E dessa liberdade (positiva) TODOS nós precisamos. E então, tudo pode acontecer!

Beijos das Irmãs de Palavra,

A alforria da mente: livre-se!

 

Kelly Shimohiro

Kelly Shimohiro

"Tudo é um ponto. E o ponto é você!" Autora de "O Estranho Contato".